GÊNESIS RAP NAS ESCOLAS – Federal (2024)
O mês de junho marca a o Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado no dia 26, e o Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação levou, pela primeira vez, o projeto social e educativo Gênesis Rap nas Escolas, edição 2024, ao município de Cáceres, fronteira com a Bolívia, apontada como rota do tráfico de drogas. A “Princesinha do Pantanal”, como é conhecida a cidade, está localizada a 220 km de Cuiabá, onde também tiveram ações, até dezembro, da palestra show autoral com o rapper Jorjão Oliveira e participação de Marjorie Petrenko, para conscientizar os alunos do ensino fundamental sobre o impacto dos entorpecentes.
O projeto social foi conveniado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência social, Família e Combate à Fome, com emenda parlamentar impositiva do ex-deputado federal Dr. Leonardo, e tem como estratégia a “Prevenção ao Uso de Drogas”, com intervenções desenvolvidas no combate a utilização de substância que criam dependência e problemas relacionados a esse fato. O consumo de droga acomete, principalmente, jovens em idade escolar. E o projeto, em 2024, aconteceu entre Cuiabá e Cáceres, com um conteúdo mais imersivo e novos vídeos com produções cinematográficas produzidos em Hollywood pela ONG Drugs Free Word, e com mídias de Neto Sousa.
Criado há 13 anos (em 2013), por Diógenes Luiz de Oliveira, conhecido por Jorjão Oliveira, o projeto passa uma visão de vida e a realidade das ruas para dentro da sala de aula. Sem romantizar, o projeto fala sobre a criminalidade e o perigo das drogas para alunos, trazendo a história do rapper como referência: fala sobre a inversão de valores no ambiente familiar e escolar, com às ruas, até a reabilitação; as consequências drásticas do mundo das drogas, inserindo o Hip Hop, com músicas e material explicativo sobre os efeitos de cada substância entorpecente.
E, em Cáceres, as palestras foram para o presídio, atendendo os reeducandos maiores de idade, e os alunos menores de idade do sistema socioeducativo que estão estudando e são alunos das salas anexas da escola Estadual Professor Milton Marques Curvo.