Encerrado

CAMINHOS DE SANT'ANA (2022)

O Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação realizou o projeto Caminhos de Santana, que pretende retomar o antigo roteiro do “Caminho de Sant’Anna”, com a implantação de uma trilha ecoturística, histórica, cultural e religiosa, entre as unidades de conservação ambiental das Cabeceiras do Rio Cuiabá e Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.

Foi feito o estudo de viabilidade técnica, partindo da Comunidade Rio dos Médicos até o município de Chapada, para conferir a viabilidade da trilha. A finalidade do projeto Caminhos de Santana é salvaguardar e resgatar a viagem de Nossa Senhora de Santana do  Sacramento, padroeira de Chapada dos Guimarães, realizada em 1779, do Porto Geral de Cuiabá até a Igreja de Santana na cidade de Chapada. Além da cultura e história, a ideia é preservar a beleza ambiental e promover o turismo e a economia criativa.

O projeto Caminhos de Santana foi idealizado pela Associação da Região Turística de Cuiabá e Várzea Grande (Astur-MT) e contou com a emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Wilson Santos, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT). Também parcerias da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER-MT), Comunidade Rio dos Médicos, Icthus Soluções em Turismo LTDA e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).

Acessar WhatsApp Web