TERCEIRO SETOR-Instituto INCA comemora 306 anos de Cuiabá com entregas impactantes 

São incontáveis projetos, agregados a parceiros, deputados Estaduais e Federais, Secretarias e Ministérios, que somam forças para realizações gratuitas à população


Por Beatriz Saturnino – Da Assessoria de Imprensa

Cuiabá de tantos amores, de São Gonçalo, Cururu e Siriri, da manga e do pequi, viola de cocho e ganzá, completa 306 anos de aniversário e o Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação comemora junto, com grandes execuções que permitiram expressar todo o carinho e respeito, não somente com a preocupação da salvaguarda das culturas regionais, mas também com o social, fazendo a diferença na vida de centenas de famílias, com capacitações em cursos, oficinas, palestras voltadas a conscientização, acolhimento e empreendedorismo social.

Uma história que se entrelaça fazendo Cinema, há 20 anos, com o Festival de Cinema de Cuiabá (Cinemato), por todo canto da cidade: em teatros, shopping, praças, Lar de Idosos, Centro de Atenção Psicossocial, entre outras entidades, atendendo todos os públicos, seja trazendo estudantes para conhecerem o cinema mato-grossense durante o Cinemato, como levando a tela do audiovisual ao presídio. 

E o Instituto INCA segue em Cuiabá em um verdadeiro roteiro dedicado à execução de projetos voltados para o desenvolvimento Cultural, Artístico, Ambiental, Turístico, Educacional, Científico, Desportivo e de Assistência Social. 

“Uma de nossas maiores frentes, além do Audiovisual, que realmente criou a Instituição, é a dança, em todos os estilos. E o INCA tem um carinho e um respeito muito grande sobre a salvaguarda das culturas regionais. Então para mim, Cybele Bussiki, cuiabana, nata, nascida, criada e, hoje, presidente da Instituição, este é o meu maior cuidado na questão cultural. Isso já significa muito o amor e a paixão que tenho por esta cidade”, reforça.

TÚNEL DO TEMPO
 
São 306 anos que ainda revelam “Quintais da Cultura Popular Cuiabana”, além do “Ponto de Cultura INCA” fortalecendo agentes culturais e seus respectivos quintais e modos de fazer em “Rede”. Tempo em que o INCA também já realizou o “Baile da Cuiabania”, que trouxe uma verdadeira viagem no tempo, rumo à nostálgica Cuiabá dos anos 60 aos 90. 

Na arte, promoveu a raiz cuiabana, tanto no “Quintal da Domingas”, como, por exemplo, em Penitenciária Feminina, com o “Telharte”, desenvolvido por Edilaine Domingas. E foi além, com edições do “Hip Hop no Combate às drogas”, por Mano Raul e sua equipe do Núcleo Hoje levando esperança e acolhimento a moradores em situação de rua e usuários de drogas, e por último com o “Caravana da Rua Para Rua”.

Na rede pública de Ensino, o Gênesis Rap Nas Escolas, alcançou adolescentes e jovens para a realidade cruel do uso de drogas lícitas e ilícitas, com os rappers Jorjão Oliveira e M-Jay do IGREC-Instituto Gênesis Ressocialização, Esporte e Cultura, que impactaram em torno de 40 mil alunos só na capital mato-grossense, em todas as edições.

Ainda, dentro das escolas, teve “Anjos da Lata” fazendo música com sucata ensinando estudantes, que também aprenderam sobre os cuidados com o Meio Ambiente. 

O Instituto INCA levou a conscientização e o acolhimento sobre o Transtorno Espectro Autista (TEA), por meio do “Despertar para o Autismo” e “Autismo para Educadores”. Além de apoio financeiro para o 1º piloto autista de Kart, ao “Dimmy Campeão da Pista e Na Vida”, e da Equoterapia atendendo a pessoas em situação de baixa renda, com TEA, com deficiência motora, por ter sofrido algum acidente ou de nascença, com Síndrome de Down, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), entre outros, no projeto social “Sonho Dourado: Servir em Gratidão”.

Teve muito esporte! Um dos sucessos é o projeto social “Kung Fu Wushu”, que já é desenvolvido há mais de quatro anos, formando atletas e conquistando centenas de medalhas, entre campeonatos Estadual, Brasileiro e diversos internacionais, pela escola do mestre Bruk Lee. 

Também o “Cidadania e Ação – Chácara dos Pinheiros”, com Futsal e Vôlei no bairro, “Vidas Desportivas”, com Natação, Futsal, Futebol de Campo e Kung Fu Wushu, “Unidos pelo Esporte”, com Boxe e Capoeira, o “Esporte para Todos”, com Futebol de Campo, Kung Fu Wushu, Natação, Kickboxing e Basquete e "Natação Para Todos".. E contribuiu na continuidade do “Pedal Além da Visão”, um projeto independente com voluntários que guiam deficientes visuais em trajetos de muitos quilômetros, levando saúde, bem-estar e amor a todos os envolvidos.

O projeto social Aprenda e Empreenda: Empoderamento Feminino e Autonomia Econômica da Mulher, foi outro legado realizado pelo Instituto INCA que tem feito a diferença e tem sido referência em Cuiabá, há três anos, dando chance a centenas de mulheres cultivarem a autoestima, saindo da depressão, do estado de vulnerabilidade social em casa, o bem estar, fazendo amizades, e possibilitando a geração de renda com diversos cursos gratuitos: Personal Organizer para Trabalhos Domésticos, Maquiagem e Designer de Sobrancelha, Customização Criativa de Roupas, Designer de Unha e Pequenos Reparos Residenciais.

Sem contar os projetos de doação de cadeiras de rodas do “Vidas em Rodas”, o “Integrar Oportunidades” voltado à continuidade de projetos sociais realizados por 20 artistas que movimentam voluntariamente por Cuiabá, e muitos eventos para o desenvolvimento da cultura pantaneira como o "Cuiabá Rodeio Show", no Distrito do Sucuri e o "Expo Guia", no Distrito de Nossa Senhora da Guia, movimentando o Turismo, a Economia Criativa e a Religiosidade, também com o projeto "Romaria Caminhos de Sant’Anna".

São incontáveis projetos e muita coisa boa para contar neste Terceiro Setor, agregados a muitos parceiros: deputados Estaduais e Federais, Secretarias e Ministérios, que somaram forças para trazer tanta excelência de forma gratuita à população cuiabana. “Eu continuo, enquanto pessoa, não só na questão da Cultura, mas também no social, quando a gente chega na ponta e realmente faz a diferença na vida das pessoas. Então é isso que me faz cada vez mais cuiabana e cada vez mais me apaixonar por esta cidade”, destaca a presidente do Instituto INCA, Cybele Bussiki.

SERVIÇO

Confira todos os projetos no site www.institutoinca.com.br e no Instagram @institutoincamt. Mais informações pelo whatsapp (65) 98472-7156.
 

Acessar WhatsApp Web