TEA NA PRIMEIRA INFÂNCIA-Instituto INCA abre inscrições para capacitação gratuita sobre autismo a educadores de Cuiabá e Vila Bela

Visa o diagnóstico precoce da criança autista, criar comunicação de conscientização entre profissionais, pais e responsáveis, em um curso de dois finais de semana


Por Beatriz Saturnino – Da Assessoria de Imprensa

Que tal participar de um curso gratuito sobre o Transtorno Espectro Autista (TEA) voltado para educadores das redes públicas e privada de ensino? O Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação convida para esta incrível jornada que oferece conhecimento e capacitação com alguns dos melhores profissionais da saúde para falar sobre o TEA na primeira infância, e que realizaram uma cartilha para distribuir a quem participar. Com ações continuadas por 10 meses, agora o projeto social está com inscrições abertas em Cuiabá e Vila Bela da Santíssima Trindade. As vagas são gratuitas e limitadas e as turmas terão coffee break todas as noites. 

Em Cuiabá as inscrições vão até o dia 11 de agosto e as aulas devem ser realizadas nos próximos finais de semana, de 12 a 15 de agosto e de 20 a 22, no Auditório do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), localizado no bairro Boa Esperança. São esperadas 150 pessoas.

Já para Vila Bela da Santíssima Trindade (a 520 km de Cuiabá), as inscrições seguem até o dia 18 de agosto, com 100 vagas para a capacitação que será nos dias 23, 24, 25, 30 e 31 de agosto, encerrando no dia 01 de setembro, na Câmara Municipal. 

Segundo o psicólogo e coordenador do projeto "Autismo para Educadores", Rodrigo Alves Caldeira, a inclusão escolar de alunos com o TEA depende fortemente de professores capacitados, uma vez que a educação é um direito constitucional para todos os brasileiros, incluindo aqueles no espectro autista, portanto os educadores têm a responsabilidade de oferecer um atendimento especializado que favoreça a integração dos alunos com TEA. 

Contudo, alerta que muitos professores não se sentem preparados para lidar com neurodivergentes (diferentes dos outros), uma vez que disciplinas específicas sobre populações e atendimentos especiais só foram incorporadas obrigatoriamente às diretrizes curriculares dos cursos de pedagogia no Brasil, a partir de 2006. 

Neste contexto, o projeto federal de capacitação “Autismo para Educadores”, desempenha um papel fundamental ao fornecer aos professores o conhecimento e as ferramentas necessárias para atender adequadamente os alunos com TEA, promovendo uma genuína inclusão escolar. Contribui para que esses alunos possam ter acesso a direitos básicos como saúde e que desenvolvam um melhor aproveitamento, e a capacitação vem obtendo ótimos resultados dos participantes.

“Olá, professor, olá professora. Educador e educadora. Compreendi e entendi que as dificuldades de comunicação e de interação social no meu aluno com Transtorno do Espectro Autista podem ser superadas: entre o cérebro e as mãos, coloca um pouco do seu coração, faça essa formação! É importante! Todo ser humano, independente de sua condição de existência, é capaz de aprender”, relata e convida o professor José Afonso Valério Júnior, que participou da primeira capacitação, em Cuiabá.

O Projeto Social Autismo para Educadores é uma realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, com autoria de emenda parlamentar impositiva do ex-deputado federal, Dr. Leonardo, que é médico e pai de autista, e conta com o patrocínio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Para Dr. Leonardo, este projeto é a realização de um sonho, uma vez que a ideia é compartilhar conhecimento para levar auxílio às crianças com TEA e suas famílias, e que possam ser desenvolvidas políticas públicas. “O autismo não define uma pessoa. A alteração neurológica, de comportamento e outras questões de interações sociais não traz um carimbo de que isso é uma fatalidade, mas sim, para à necessidade de diagnóstico, tratamento, respeito e empatia”, pontua o médico e ex-deputado federal.

PROGRAMAÇÃO

O projeto começou por Cáceres, no mês de março e já foram realizadas sete ações de formação continuada, visando o treinamento e desenvolvimento profissional de quase um mil educadores da primeira infância, em diversos municípios do estado de Mato Grosso: Cuiabá, Várzea Grande, Salto do Céu juntamente com Rio Branco, além de Curvelândia com Lambari D’Oeste; Mirassol D’Oeste, convidando educadores da cidade vizinha Porto Esperidião (170 km), e Araputanga com Reserva do Cabaçal.

A proposta é também conscientizar sobre o Autismo, possibilitar o diagnóstico precoce, bem como criar redes de comunicação entre profissionais, pais e responsáveis, estabelecendo práticas e procedimentos de acolhimento e suporte às crianças com TEA ao longo do tempo.

INSCRIÇÕES

A capacitação faz parte do projeto social “Autismo para Educadores” e o formulário de inscrição está disponível no link da bio do Instagram do Instituto INCA @institutoincamt, também no site www.institutoinca.com.br.  Para certificação é necessário participar de todos os encontros.

Formulário para a inscrição em Cuiabá-https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczGixOaFgbXIuX9mipevmuizDzHhHXTcZdBnbXXPx2JfjZkA/viewform.

Formulário para a inscrição em Vila Bela da Santíssima Trindade-https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeruMYlNz7FqvGudk3x0g44q7CvdGTnQ8XoiIUyngyyOcwRJg/viewform.


 

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