RETROSPECTIVA-Instituto INCA finaliza o ano de 2023 com 21 projetos sociais 

Teve Esporte, Lazer, Cultura, Economia Criativa, Empreendedorismo, Turismo, Educação e Capacitações, trazendo a conscientização e inclusão destacando as tradições de Mato Grosso


Por Beatriz Saturnino – Da Assessoria de Imprensa

O Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação realizou 21 projetos no ano de 2023 e consolidou parcerias importantes que resultaram na transformação da vida de muitas famílias, concretizando o ideal da entidade que visa atender o coletivo. Teve Esporte, Lazer, Cultura, Economia Criativa, Empreendedorismo, Turismo, Educação e Capacitações, trazendo a conscientização e inclusão, além da magia da dança, da música, do cinema e da religiosidade, à variada gastronomia, colocando as tradições do Estado de Mato Grosso, da cultura pantaneira e popular em destaque e com acesso para a população.

O trabalho desenvolvido pelo Instituto INCA tem sido reconhecido e valorizado, tanto pelos beneficiários diretos das ações quanto pela sociedade como um todo. A confiança e o apoio recebidos têm impulsionado a instituição a continuar sua trajetória de impacto social, buscando sempre fazer a diferença na vida daqueles que estão em situação de vulnerabilidade.
 

OS 21 PROJETOS SOCIAIS

Um dos projetos sociais inovadores que o Instituto INCA realizou foi o “Despertar para o Autismo”, com o objetivo de elucidar as características e as condições das pessoas com o transtorno espectro autista e melhorar os cuidados e a inclusão social dos autistas, com a comunidade escolar, amigos e familiares, por meio de emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Wilson Santos, via recursos do Governo do Estado de Mato Grosso pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Também patrocinado pela Secel-MT, com a ajuda do deputado Wilson, tivemos o projeto social “Cidadania e Ação – Chácara dos Pinheiros”, com a prática de Futsal e Voleibol a crianças e adolescentes, primeiro projeto que o INCA deu continuidade com recurso próprio;

Também com emenda de Wilson Santos, junto com o deputado estadual Eduardo Botelho, realizamos o projeto cultural, de Economia Criativa, Turístico e Religioso, “Caminhos de Sant’ Anna”, que, em sua segunda etapa, teve a Romaria de Sant’Anna e a capacitação de condutores e guias turísticos.

Ainda a “Tradicional Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida”, que comemorou 76 anos de tradição e fé com recursos da Secel-MT e emenda de Wilson Santos; “Quintal da Domingas”, que encerrou os cursos de “Confecção de Figurinos Regionais”, “Artesanato em Cerâmica” e o de dança com os idosos do “Flor da Idade”, junto com a Associação Flor Ribeirinha, com emendas parlamentares impositiva dos deputados estaduais João Batista, Allan Kardec e Wilson Santos;

O INCA realizou a “Festa de São Benedito 2023”, por meio de emendas parlamentares dos deputados estaduais Wilson Santos e Max Russi, via Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico - SEDEC/MT no seguimento do Turismo, e da Secel-MT;

Quatro quintais da cultura popular cuiabana tiveram vivências culturais transformadoras, com a finalidade de aprimorar os grupos de Siriri Voa Tuiuiú, Coração Tradição Franciscano, Flor Serrana e Flor do Campo, e potencializar a arte que as suas comunidades desenvolvem, com projeto social “Ponto de Cultura INCA”, também com o aporte de Wilson Santos.

Teve a “Vivência com o Grupo Folclórico Bacuri Livramentense”: um intercâmbio com coreógrafos, figurinistas, músicos, roteirista, trabalho com redes sociais e palestra sobre networking, para ajudar na busca de parcerias e apoio financeiro à manutenção do grupo, por meio de emenda parlamentar impositiva do deputado Ludio Cabral. 

Ludio também ajudou na realização do “Pedal Além da Visão”, na promoção da inclusão, projeto realizado há mais de dois anos por pessoas com deficiência visual e voluntários, com a aquisição de bicicletas e outros equipamentos para a manutenção do grupo de atletas. 

O Instituto INCA celebrou a retomada do Cinemato, em sua “21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá”, como realizador, e teve emenda parlamentar do deputado Ludio Cabral com o apoio do deputado estadual Beto Dois a Um, para a premiação em dinheiro (primeira vez em todas as edições) aos competidores, além do troféu Coxiponé. Foi patrocinado pelo Governo de Mato Grosso e o Canal Brasil, em parceria com a PROCEV (Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência), IGHD, UFMT, e Primeiro Plano Cinema e Vídeo. Teve apoio Institucional da Assembleia Legislativa, SEBRAE/MT, Prefeitura de Cuidrabá/Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Cultura, Cineclube Coxiponés, RECMT, Intercity Hotéis e TV Centro América.

Já o projeto “EMPREENDEDORISMO DIGITAL – Gestão de Tráfego e Dropshipping para Profissionais da Cultura e Indústrias Criativas” proporcionou conhecimentos para trabalhar no mercado digital, bem como para criar seu próprio negócio, com pouco ou nenhum aporte financeiro, sem precisar ter estoque, por meio do modelo de dropshipping, podendo utilizar apenas o celular, a pessoas a partir dos 14 anos de idade. 

A emenda veio do ex-deputado estadual Ulysses Moraes, que também contribuiu para a realização da segunda etapa do projeto social e educativo “Gênesis Rap Nas Escolas – Um despertar para a Consciência”, com o apoio do deputado Beto Dois a Um, com o objetivo de alcançar 20 mil adolescentes de 40 escolas públicas de municípios do Vale do Rio Cuiabá: em Cuiabá, Distrito da Guia, Nobres, Jangada, Rosário Oeste e Acorizal, com palestra show de combate as drogas, utilizando a interseção da Cultura do Hip Hop, conduzido pelo rapper e agente cultural, Jorjão Oliveira e Marjorie Petrenko, levando a mensagem marcada por uma história de dor e sofrimento no mundo das drogas.

Outro projeto inovador é o “Integrar Oportunidades – O conhecimento empodera, e a arte liberta”, que está investindo no trabalho de 20 artistas voluntários que atuam em projetos sociais voltados ao Circo (Palhaçaria, Doutores da Alegria), Dança (Balé, Jazz, Dança de Rua, Dança Popular), Teatro de Rua, Artesanato Manual, na Música e Música Terapia, desenvolvidos em Centros Comunitários, Associações filantrópicas, Hospitais, entre outras localidades que atendam o coletivo, em comunidades, ou bairros de Cuiabá (MT). Também com recursos da Secel-MT, via emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Dilmar Dal Bosco.

Com o patrocínio da Secel-MT, o Instituto INCA levou o “Grupo de Siriri Flor do Campo” ao “59º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia”, em São Paulo, e à “Expo Carnaval Brazil 2023”.

Na arte da cultura pantaneira, tivemos a realização do “2º Cuiabá Rodeio Show”, com a organização da JB Rodeios, no Distrito do Sucuri, em Cuiabá, por meio de emendas parlamentares dos deputados estaduais Valdir Barranco, Dr. João José e Eduardo Botelho. 

Além da “15ª Festa Clube do Laço Bandeirantes”, por Neco da Bandeirantes, idealizador e organizador do evento, na comunidade Santana do Taquaral, localizada no município de Santo Antônio de Leverger, por meio de emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Wilson Santos. E, na mesma região, a “31ª Festa do Peão Pantaneiro de Agrovila das Palmeiras”, sucesso de público entre as edições, que contou com as emendas parlamentares dos deputados estaduais Eduardo Botelho e Wilson Santos, e apoio do deputado Beto Dois a Um.

Unindo a arte e a Educação Ambiental temos o projeto social “Batuca MT”, que está desenvolvendo a formação musical de estudantes da Rede Pública de Ensino, em situação de vulnerabilidade social, por meio da percussão alternativa, tirando o som de instrumentos feitos a partir do lixo seco (reciclagem), a consciência ambiental, com palestra sobre Educação Ambiental, Cultura Mato-grossense e Empreendedorismo, ambas conduzidas pelo pesquisador e artista, Anselmo Parabá.

Esse trabalho incrível está sendo desenvolvido na Baixada Cuiabana: Cuiabá, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Jangada, Poconé, Nova Brasilândia, Barão de Melgaço e encerrará em Várzea Grande, via emenda parlamentar do deputado estadual Dr. João José, por meio da Secel-MT.

Outra ação importante que o Instituto INCA está realizando é o “Compartilhando Solidariedade”, que vem para melhorar a vida de Idosos e pacientes em tratamento do Câncer, patrocinado pelo Governo do Estado, com recursos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (SETASC-MT), via emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Nininho.

Financiado pelo Ministério das Mulheres, com apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres, por meio de emenda parlamentar impositiva do ex-deputado federal Dr. Leonardo, foi realizado o projeto social "Aprenda e Empreenda – Empoderamento Feminino e Autonomia Econômica da Mulher”, com cursos gratuitos de Personal Organizer, Costura Criativa, Designer de Sobrancelha e Pequenos Reparos Residenciais, distribuídos entre os municípios de Cuiabá, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Araputanga, Santo Antônio do Leverger e Pontes e Lacerda.

E não pára por aí, por meio do Ministério do Esporte e Governo Federal, com o objetivo de apoiar a prática de esportes nas comunidades, desenvolvendo aulas gratuitas de Natação, Futsal, Futebol de Campo e Kung Fu Wushu, o Instituto INCA está realizando o projeto social “Vidas Desportivas”, também com emenda parlamentar do Dr. Leonardo, no período de oito meses, em quatro municípios do Estado de Mato Grosso: Cuiabá, Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Araputanga.

Acessar WhatsApp Web