RESULTADO-Esporte para Todos transforma vidas com inclusão, saúde e cidadania em MT

Durante os nove meses de execução, as aulas foram realizadas nos municípios de Cáceres e Cuiabá, para todas as idades, além de autistas e PCDs


Por Beatriz Saturnino – Da Assessoria de Imprensa

O esporte como ferramenta de inclusão, saúde e cidadania foi a proposta central do projeto social Esporte para Todos, realizado pelo Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação, em convênio com o Ministério do Esporte, com recursos viabilizados por emenda parlamentar impositiva do ex-deputado federal Dr. Leonardo. A iniciativa mobilizou 87 profissionais e garantiu a participação de 1.100 alunos diretos e 1.536 indiretos, abrangendo crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência nos municípios de Cuiabá e Cáceres, em modalidades gratuitas que envolveram Futebol e Campo e de Salão, Kung Fu Wusu, Natação, Basquete, Vôlei de Areia, Kickboxing e Karatê.

O projeto nasceu com o objetivo de oferecer aulas gratuitas de modalidades esportivas, com a aquisição de kits esportivos e uniformes completos específicos para cada prática esportiva, nas comunidades, tanto rurais quanto urbanas, apoiando pessoas de todas as idades, a partir de 12 a 18 anos, adultos e idosos (60+), com e sem deficiência, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. 

IMPACTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS

Mais do que a prática esportiva, a proposta estimulou valores éticos, convivência comunitária e qualidade de vida, pois fortaleceu a inclusão social e contribuiu para a melhoria da saúde física e mental. Além de melhorias perceptíveis no desempenho escolar, aumento da assiduidade e maior participação em atividades coletivas.

Foi um projeto que teve equidade no acesso, assegurando que todos os beneficiários, independentemente de suas condições sociais ou limitações, pudessem usufruir de um ambiente seguro, inclusivo e voltado para o bem-estar coletivo.

Em consonância com a visão da Organização das Nações Unidas (ONU), que reconhece o esporte como fator decisivo para a coesão social, o “Esporte para Todos” atuou em três dimensões: Recreativa, promovendo lazer e bem-estar; Educativa, fortalecendo o desenvolvimento integral de crianças e jovens; Competitiva, incentivando disciplina e espírito esportivo; Estrutura e profissionais envolvidos.

Para garantir a execução das atividades, o projeto contou com uma equipe de 85 profissionais, entre coordenação, assessorias, instrutores e auxiliares. Foram 37 professores registrados no CREF/MT, qualificados nas modalidades empenhadas, além de especialistas em inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs).

Profissionais das áreas administrativa, financeira e de comunicação também contribuíram, assegurando a transparência e a eficiência na gestão do projeto.

ATENDIMENTO EM CUIABÁ E CÁCERES

Durante os nove meses de execução, as aulas foram realizadas três vezes por semana, em bairros de Cuiabá das regiões Sul, Centro-Sul e Norte. 

Em Cáceres, o projeto atendeu 13 turmas, com destaque para o Futebol de Campo, Natação para crianças autistas e idosos, Karatê e Vôlei de areia.

E, em Cuiabá, foram 24 turmas, entre Futebol de Campo, de Natação para crianças autistas w para idosos, de Kung Fu Wushu, de Kickoxing e de Basquete.

O público-alvo incluiu crianças a partir de 8 anos, jovens, adultos, idosos e PCDs, proporcionando acesso democrático ao esporte e ampliando oportunidades de socialização.

INCLUSÃO E NOVAS OPORTUNIDADES

O projeto social Esporte para Todos ampliou seus impactos ao aliar prática esportiva, inclusão social e acompanhamento pedagógico. Entre as ações realizadas, destacou-se a distribuição de kits de lanche durante os encontros e treinos aos atletas.

A iniciativa também promoveu campeonatos e eventos integradores, que se transformaram em espaços de confraternização, incentivo à competitividade saudável e valorização dos talentos locais.

Outro ponto fundamental foi o acompanhamento pedagógico e técnico contínuo, conduzido por profissionais qualificados, garantindo segurança, qualidade no ensino e evolução dos participantes em cada modalidade.

Em uma perspectiva inclusiva, o projeto ofereceu atividades voltadas a Pessoas com Deficiência (PCDs), idosos e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essas ações reforçaram o compromisso do programa em utilizar o esporte como ferramenta de integração social, acessível a todas as faixas etárias e perfis.

Além de beneficiar diretamente a população, o projeto também gerou oportunidades de trabalho para profissionais de Educação Física. Ao todo, foram ofertadas 37 vagas de instrutores em Cuiabá e Cáceres, com remuneração e carga horária acessíveis, fortalecendo a cadeia de atuação esportiva local.

RESULTADOS ALCANÇADOS

O “Esporte para Todos” deixou um legado de inclusão social, promoção da saúde e incentivo à cidadania. Crianças, jovens e idosos tiveram acesso gratuito a modalidades esportivas diversas, experimentaram novas vivências e desenvolveram habilidades físicas e sociais que ultrapassaram os limites do campo e da quadra.

Mais do que formar atletas, o projeto cumpriu seu papel de formar cidadãos, oferecendo alternativas de lazer saudável, reforçando valores morais e éticos e consolidando o esporte como ferramenta de transformação em Mato Grosso.

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