São 40 vagas e as inscrições vão até o dia 31 de maio, podendo ser realizadas de forma virtual e presencial
Por Beatriz Saturnino – Da Assessoria de Imprensa
Esta é a última chamada do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, para se inscrever no projeto social Kung Fu Wushu 2023, que está oferecendo aulas gratuitas desta arte marcial milenar para crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos, incluindo Pessoas Com Deficiência (PCDs), da região da grande “Morada da Serra”. Dentre as premissas, o projeto também visa fomentar o esporte e formar atletas.
São 40 vagas e as inscrições vão até o dia 31 de maio, podendo ser realizadas de forma virtual e presencial, pelo sistema Sympla, nas redes sociais (site www.institutoinca.com.br e Instagram @institutoincamt) do Instituto INCA, realizador do projeto, em rede com os idealizadores: CPA Fitness, mestre Bruk Lee e sua filha e atleta, Brenda Silva. E restam poucas vagas!
Serão duas turmas, das 8h às 9h30, e das 15h às 16h20, e as aulas acontecerão toda segunda, quarta e sexta-feira. Os alunos serão preparados para a possibilidade de se tornarem atletas, participando de campeonatos.
Em 2022, foram mais de 100 medalhas conquistadas somente do projeto social. Para se ter uma ideia, no último torneio que participaram juntos, o 32º Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu (32ºCBKW), foram 20 atletas e eles trouxeram 30 medalhas de ouro, 22 de prata e 9 de bronze.
Participaram dois PCds do projeto, a Tabatta Cristina da Silva Souza, de 14 anos de idade, que conquistou 3 de ouro, e o Fernando Silva Araújo, de 31 anos, com 2 de prata, e 1 de bronze, ambos na categoria de adaptados. Eles também são campeões das Américas, do último Panamericano realizado em 2022, em Brasília.
Também teve a Inês Antônia Marques de Souza, de 71 anos, participando de seu primeiro brasileiro, que trouxe 1 medalha de prata, somando 11 medalhas em seus podiums. Além de 17 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos de idade.
O projeto social Kung Fu Wushu foi elaborado com o objetivo de oportunizar aulas de Kung Fu, nas modalidades Kung Fu Tradicional, Tai Chi, Boxe Chinês, buscando minimizar as diferenças sociais para o maior número de pessoas, além de fomentar o esporte em si e o lazer, na Academia CPA Fitness, localizada na Rua Frango D'Água, 05, Bairro Morada da Serra, CPA 4, primeira etapa.
Por meio da prática e do aprendizado esportivo especializado, as crianças ocuparão o tempo ocioso nos períodos em que elas não estariam nas escolas. Já as Pessoas com Deficiência, o projeto visa estimular a elevação da autoestima, melhorando a qualidade de vida e da saúde, promovendo a integração, o protagonismo e a autonomia deles.
O projeto social Kung Fu Wushu começou em 2021 com emenda parlamentar federal do ex-deputado Dr. Leonardo, por meio do Ministério da Cidadania e se estendeu em 2022, com recursos do Governo de Mato Grosso, pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por emendas parlamentares impositivas dos deputados estaduais Wilson Santos e Carlos Avalone. Nesta segunda etapa, além das aulas, os alunos e professores foram atendidos com cursos de capacitação e aperfeiçoamento nas modalidades de Sanda, Wushu Moderno, Wushu Tradicional e Arbitragem, por profissionais renomados da Federação Brasileira de Kung Fu Wushu.
E agora, em 2023, segue via emendas impositivas dos deputados estaduais Max Russi e Carlos Avalone, também com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Mais informações pelos contatos (65) 99925-5842 e (65) 99663-8111.