Professor de um projeto social, o atleta Gabriel de Almeida representou o Brasil no campeonato universitário internacional de Kung Fu
Por Beatriz Saturnino – Da Assessoria de Imprensa
O atleta e professor do projeto social Kung Fu Wushu, Gabriel Pedroso de Almeida, trouxe para Mato Grosso a medalha de bronze, pela seleção brasileira de Kung Fu Wushu, do campeonato mundial “FISU University World Cup Combat Sports”, realizado na Turquia, em setembro. A medalha entrou para a coleção de 24 medalhas garantidas pelo atleta de apenas 23 anos, em sua maioria de ouro em diversos campeonatos.
Gabriel é atleta da Seleção Brasileira (CBKW) e da Federação Mato-grossense de kung fu Wushu (FMTKW) e começou seus treinamentos na Arte Marcial com apenas 4 anos de idade, com o mestre Bruk Lee, na CPA Fitness, mesma academia que desenvolve o projeto social, em Cuiabá.
Treinou até os 5 anos, no entanto, devido a um problema de saúde, retornou apenas em 2017, com 18 anos, garantindo medalha no mesmo ano, pelo Campeonato Brasileiro, onde se classificou em 3º lugar.
Participou de vários campeonatos estaduais, regionais e brasileiros, obtendo várias vezes 1º e 2º lugar. Também foi convocado inúmeras vezes para participar dos treinos coletivos da Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu - CBKW, mas só em 2022 conseguiu vaga para o “13th Campeonato Pan-americano de Wushu Championships”, realizado um mês antes, em Brasília (DF), conquistando seu primeiro campeonato internacional, o que o levou a ser campeão das Américas, com medalha de ouro.
A partir desse campeonato, é que Gabriel foi convocado para o FISU University World Cup Combat Sports, na cidade de Samsun, na Turquia, onde competiu, entre os dias 20 e 24 de setembro, na modalidade de Sanda, representando o Brasil, junto de outras duas atletas de Brasília, que disputaram o Taolu Esportivo.
Gabriel está há pouco mais de um ano como professor do projeto social Kung Fu Wushu, realizado pelo Instituto INCA em rede com a Academia CPA Fitness, transmitindo conhecimentos e experiências para o crescimento das modalidades de Sanda, Taolu Esportivo e Taolu Tradicional.
Classificado em 7° lugar no ranking geral dos atletas do Brasil na modalidade de Sanda, o atleta também cursa o 8° semestre de Graduação em Engenharia da Computação, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Com apenas 23 anos, Gabriel já participou de seis Brasileiros, um Pan-americano, um Interestadual, dois Estaduais, em Cuiabá, e agora de um FISU University World Cup Combat Sports, que são os Jogos Universitários Internacional.
Entre os principais títulos, foi uma vez campeão do Pan-americano de Kung Fu Wushu, do Universitário Brasileiro de Kung Fu Wushu, do Interestadual de Kung Fu Wushu e da Copa Brasil Wushu Union. Foi duas vezes campeão do Estadual de Kung Fu Wushu e duas vezes vice-campeão Brasileiro de Kung Fu Wushu e do Universitário Brasileiro de Kung Fu Wushu.
“Quem diria que uma vez eu estaria fora de meu país!! Uma experiência incrível, conhecer lugares novos e pessoas novas. Só tenho a agradecer a Deus que me proporcionou essa oportunidade, e a todos que até aqui me ajudaram a tornar isso realidade. Os deputados federal Dr. Leonardo, e estaduais Carlos Avalone e Wilson Santos, pela emenda parlamentar com o Projeto Social de Kung Fu Wushu, ao Instituto INCA , com a Cybele Bussiki e sua equipe, ao mestre Bruk lee que esteve me orientado e me ensinando, para que enfim, me tornasse o atleta que sou! E todos aqueles que me ajudaram com a vaquinha e na recuperação de lesões, João Lombardi e o terapeuta Renato; e na alimentação a nutricionista Yasmim Taques. Com isso pude realizar esse sonho, que achei que não seria possível tão cedo. Pela primeira vez, eu viajei pra outro continente”, destaca o atleta.
SOBRE O KUNG FU
O termo Kung-Fu é aplicado às artes marciais chinesas, desenvolvidas há mais de 3 mil anos, sendo uma das mais antigas do mundo. O Kung-Fu não é simplesmente conhecido como uma forma saudável de exercícios físicos e sistema de defesa pessoal altamente eficientes, mas, também mostra ser um benefício mental e espiritual ao praticante. O Kung-Fu une mente, espírito e corpo do praticante, habilitando ações harmoniosas entre os elementos da vida de um ser humano.
A filosofia reside na importância entre a harmonia e a ordem natural das coisas.
Dentro do Kung Fu existem os departamentos nas áreas do Taolu Tradicional, que trabalha a cultura raiz do Kung Fu básico; o Taolu Esportivo, que é de alto rendimento, onde traz o salto e velocidade, com um alto índice técnico, sendo mais artístico e performático do que o Tradicional; e o Sanda, que é de combate físico, praticado pelo atleta Gabriel.
Dentro de cada departamento existem as categorias de idade, peso, formas, que são as armas utilizadas (curtas, médias e longas, entre outras), para que as competições sejam justas, e que podem acontecer como lutas combinadas, individuais, ou em grupo, por exemplo.