MOSTRA INCLUSIVA
Instituto INCA leva a magia do Festival de Cinema a estudantes e instituições de Cuiabá
Por Beatriz Saturnino – Da Assessoria de Imprensa
A programação do 21º Festival de Cinema de Cuiabá – CINEMATO já começou! O Instituto INCA-Inclusão, Cidadania, realizador do Festival, abre a janela do audiovisual para atender pessoas que dificilmente teriam a oportunidade do acesso presencial ao Festival, como as reeducandas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, os idosos do Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, entre outros. É a Mostra Inclusiva, que traz as sessões do Cinema Paradiso e o Cinema Escola, exibindo seis filmes que não foram selecionados na mostra principal competitiva, que acontecerá entre os dias 22 e 28 de outubro, no Teatro da UFMT.
A Mostra Inclusiva começou com o Cinema Paradiso, uma semana antes do Festival na sede oficial UFMT, exibindo os no CAPS AD- Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas, no bairro Boa Esperança, no Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May.
Também teve o Cinema Escola que atendeu mais de 300 estudantes além do CAPS AD- Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas, no bairro Boa Esperança, em Cuiabá, e das reeducandas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, com a coordenação de Nariel Iatskiu.
Com o Instituto INCA como realizador da 21ª edição, agora conta também com o patrocínio do Canal Brasil e segue com a Universidade Federal de Mato Grosso e a Pro Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev-UFMT) como parceiras, junto com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e a Primeiro Plano Cinema e Vídeo.
O Sebrae-MT, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Cineclube Coxiponés UFMT e a Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) participam como apoiadores institucionais, além do apoio do Intercity Hotéis e da TV Centro Amperica, afiliada da TV Globo,