LEGADO DO ESPORTE-Campeonato Esportivo mobiliza mais de 1,5 mil atletas de projeto social de MT

Uma oportunidade de realizar o sonho de centenas de famílias, com seus filhos engajados no Esporte, além de idosos, PCDs e autistas, permitindo a inclusão


Por Beatriz Saturnino – Da Assessoria de Imprensa

O “Projeto Campeonato Esportivo Esporte para Todos”, realizado pelo Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, conveniado pelo Ministério do Esporte, alcançou números expressivos de atletas entre Cuiabá, Cáceres, Araputanga e Vila Bela da Santíssima Trindade. A iniciativa reuniu 1.580 atletas, movimentou a economia local, fortaleceu a cidadania e envolveu diretamente a comunidade em torno do esporte.

Somente em Cuiabá, 800 atletas participaram das competições. Em Cáceres foram 600, em Araputanga 120 e em Vila Bela da Santíssima Trindade 60. Além dos competidores, o projeto impactou de forma indireta mais de 4.900 pessoas, entre familiares, professores, estudantes, comerciantes e moradores das comunidades.

A abertura oficial do projeto “Campeonato Esportivo Esporte para Todos”, conveniado pelo Ministério do Esporte, com patrocínio do Governo Federal, via emenda parlamentar do ex-deputado federal Dr. Leonardo, também responsáveis pelos projetos sociais Esporte para Todos e Vidas Desportivas, foi entre os dias 11 e 14 de abril de 2024, no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército Brasileiro – Cuiabá, reunindo 24 bairros de Cuiabá, com crianças, adolescentes, idosos, Pessoas com Deficiência (PCDs) e autistas na disputa por medalhas e troféus entre as modalidades de Futebol de Campo, Natação, Basquete, Kung Fu Wushu e Kickboxing

O campeonato envolveu quatro municípios: começou por Cuiabá, depois em Cáceres, entre os dias dia 25, 26 e 27 de abril, com Natação, Karatê, Vôlei de Areia, Futsal e Futebol de Campo; após, Araputanga, no feriado do Dia do Trabalhador (01 de maio), com a disputa do Futsal; e Vila Bela da Santíssima Trindade, no dia 03 de maio, com o Futebol de Campo.

Apenas a final do Futebol de Campo que aconteceu com os finalistas de Cuiabá, Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade, nos dias 09 e 10 de maio, na capital mato-grossense.

EMPREGO E RENDA

Durante sua execução, o campeonato gerou 78 empregos diretos temporários, incluindo coordenadores, professores, técnicos, árbitros, monitores e profissionais de logística e comunicação. Outros 40 postos indiretos também foram contabilizados, com destaque para cozinheiros, costureiras, fotógrafos, pequenos produtores, operadores de som e prestadores de serviços diversos.
A contratação priorizou trabalhadores locais, garantindo circulação de renda e valorização dos saberes regionais.

O projeto movimentou setores estratégicos em todas as cidades, tais como o Transporte, com a locação de ônibus e vans regionais, assegurando a locomoção de atletas e equipes. Também em hospedagem, pois os alunos, árbitros, organizadores e técnicos, que vierem de outras cidades para competir em Cuiabá ficaram em hotel.

Além da alimentação: marmitas, lanches e coffee breaks foram fornecidos por cozinheiros autônomos e microempreendedores.

Os materiais esportivos, como bolas, coletes, redes, uniformes e kimonos foram adquiridos por fornecedores mato-grossenses. Bem como as medalhas e troféus, que foram produzidos por gráficas e artesãos locais, com identidade cultural personalizada.

IMPACTOS SOCIAIS E CULTURAIS

Mais que um campeonato, o projeto se consolidou como ferramenta de transformação social. Entre os resultados, destacam-se: Integração comunitária e fortalecimento de vínculos familiares; Oportunidades educativas com incentivo à disciplina, respeito e espírito de equipe; Inclusão social, ao garantir a participação de crianças e adolescentes de bairros periféricos.

E a valorização cultural, por meio da produção local de itens esportivos e simbólicos.

LEGADO

O Esporte para Todos demonstrou que investir no esporte é investir no desenvolvimento humano. Com impacto direto na vida de crianças, adolescentes e famílias, o projeto reafirma o papel do Instituto INCA como agente de inclusão, cidadania e geração de oportunidades.

Toda as ações foram inéditas no Estado de Mato Grosso, resultado dos projetos sociais Vidas Desportivas e Esporte Para Todos, com a realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, conveniada pelo Ministério do Esporte, patrocinada pelo Governo Federal, via emenda parlamentar impositiva do Dr. Leonardo, enquanto deputado federal. 

Uma oportunidade de realizar o sonho de centenas de famílias, com seus filhos engajados no Esporte, além de idosos, PCDs e autistas, permitindo a inclusão, cidadania e transformação, onde tiveram não somente aulas gratuitas de Futebol de Campo, mas de Futebol de Salão, Basquete, Kung Fu Wushu, Kickboxing, Karatê, Vôlei de Areia, ainda Natação para idosos e autistas. Foi um ciclo de praticamente um ano de trabalho, com direito a uniformes, tênis e lanche na semana dos treinos, alcançando mais de duas mil pessoas. Além do impacto em geração de renda.
 

Acessar WhatsApp Web