Em 2026, o evento é voltado ao Vale do Rio Cuiabá, onde consolida-se em transformar histórias e reafirma o compromisso com a dignidade da população
Por Beatriz Saturnino – Assessoria de Imprensa
O sonho de oficializar a união e celebrar o amor em uma cerimônia grandiosa se tornará realidade para casais de 24 municípios de Mato Grosso, neste domingo (22.02), durante a realização do Casamento Abençoado 2026 – Vale do Rio Cuiabá. O evento, que acontece às 18h no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, simboliza muito mais que uma celebração coletiva, que representa dignidade, cidadania, inclusão social e o fortalecimento das famílias mato-grossenses. Um evento também pensado no impacto ambiental, com a coleta e destino correto dos resíduos e uma programação complementar pós-evento: “Depois do Sim”.
A primeira-dama Virginia Mendes ressalta que o Casamento Abençoado representa a realização de um sonho, mas também a garantia de direitos e dignidade às famílias. Para o secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, a iniciativa vai além da cerimônia, fortalecendo a base familiar e promovendo inclusão social por meio da regularização civil.
Promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc-MT), a ação integra os programas SER Família, coordenados pela primeira-dama Virginia Mendes, e pela Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF). A organização geral, decoração e operacionalização do evento são de responsabilidade do Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação, selecionado por meio de edital de contratação, garantindo toda a infraestrutura necessária para a realização da cerimônia.
São casais de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço, Jangada, Acorizal, Jaciara, Barra do Bugres, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Campo Novo do Parecis, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Pedra Preta, Santo Antônio do Leverger, Poconé, Poxoréu, Tesouro, Primavera do Leste, Sapezal, Barra do Garças, Porto Estrela, Santo Antônio do Leste e Diamantino.
O Casamento Abençoado assegura gratuitamente a regularização civil de casais em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar de até três salários mínimos, que já convivem em união estável ou desejam contrair matrimônio, incluindo aqueles em situação de hipossuficiência. A formalização da união garante segurança jurídica e amplia o acesso a direitos fundamentais, como benefícios sociais, direitos previdenciários, sucessórios e patrimoniais, impactando diretamente a vida das famílias participantes.
ACOLHIMENTO
Toda a logística do Casamento Abençoado foi cuidadosamente planejada para garantir conforto, segurança e acolhimento aos noivos, convidados e equipes de apoio, que já começa no alojamento no Ginásio, local do casamento, estruturado para receber casais de municípios longínquos, principalmente, ou que não tem onde ficar em Cuiabá.
A ESTRUTURA
A estrutura do evento contempla tendas dos cartórios, de acolhimento, espaço beleza, espaço autoridades. O evento contará ainda com recepcionistas, distribuição de água durante toda a ação, lanches e água para equipes de segurança, brigadistas e Polícia Militar, alimentação dos noivos, rádio de comunicação e sinalização completa dos espaços.
Foi mobilizado em torno de 120 a 130 pessoas de forma direta e indireta, da equipe do decorador Célio Corrêia, desde o desenvolvimento, construção e finalização: montadores, costureiros, eletricistas, pintores, artesãos, floristas, serralheiros, marceneiros e carpinteiros, além do Staff de ajudantes para organizar o evento em descarregar cadeiras, organizar, entre outros, por exemplo.
ESPAÇO INSTAGRAMÁVEL
Um dos destaques da cerimônia é o cenário instagramável, pensado para o registro fotográfico e a valorização da memória afetiva desse momento único na vida dos casais. Cada detalhe foi idealizado para proporcionar uma experiência inesquecível, marcada pela emoção, beleza e simbolismo do compromisso assumido.
IMPACTO AMBIENTAL
O Casamento Abençoado 2026 se destaca pelo compromisso ambiental. O evento terá práticas sustentáveis de limpeza, sustentabilidade e gestão de resíduos, com a instalação de pontos de coleta seletiva, separação de resíduos recicláveis e orgânicos, destinação correta dos materiais. As ações ambientais serão realizadas em parceria com a Origem Compostagem e a Cooperativa Alternativa de Catadores, Reciclagem e Preservação do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Coorepam), reforçando a responsabilidade socioambiental do evento.
DEPOIS DO SIM
Para ampliar o impacto social, o projeto contará com uma programação pós-evento, com a série de palestras on-line “Depois do Sim”, transmitida pelo canal oficial do Instituto INCA no YouTube. Devem ser realizados entre abril e junho de 2026, com temas como intimidade, harmonia familiar, organização da vida em comum, diálogo e resolução de conflitos, fortalecendo os vínculos conjugais e familiares.
