Equipes visitam penitenciária para viabilizar o projeto Telharte Transformando Vidas

 
Da Assessoria de Imprensa

Para verificar a infraestrutura e logística, visando a  realização de cursos de artesanato, foi o principal objetivo da visita á Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto, no último dia 22 de fevereiro, pela equipe envolvida com  o projeto Telharte–Transformando Vidas, desenvolvido pelo Instituto INCA- Inclusão, Cidadania e Ação da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, através da Superintendência de Política Penitenciária SESP/SAAP/SEP/DPF/MT.

Durante a visita, os participantes do projeto puderam  conhecer as dependências onde serão realizados os cursos e verificaram  os materiais que serão disponibilizados para a execução do projeto. Na ocasião, também foram discutidos os temas inerentes ao projeto Telharte, além da apresentação de toda a equipe e da proposta de cronograma de execução, com calendário definido dos cursos para as Pessoas Privadas de Liberdade-PPL.

Serão ministrados dois cursos no espaço interno da penitenciária. O primeiro no período de 7 de março a 25 de abril, de segunda a sexta-feira, sendo uma turma matutina e outra vespertina com 15 alunas cada turma, conforme a disponibilidade do espaço. A última turma, será no período de 02 de maio a 27 de junho. A carga é de 80 horas para  cada curso.
   
De acordo com a instrutora do Projeto Telharte, Edilaine Domingas, ministrar o curso para as mulheres que estão na penitenciária, será uma grande realização profissional. “Para mim é um sonho trabalhar em um lugar, em que as mulheres tem muita necessidade de aprender uma arte. Acima de tudo ter uma profissão, para quando sair de lá e poder voltar para casa. Quero passar todo o meu conhecimento e minha técnica com a arte em telha. Dediquei boa parte de minha vida, fazendo bonecas na telha, uma técnica criada por mim mesma”, disse ela, destacando seu orgulho em poder transmitir sua técnica para outras pessoas.

No final dos cursos serão emitidos os certificado de conclusão para as participantes com o número de registro pelo Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação, do projeto Telharte – Transformando Vidas. 

Participaram da reunião a Superintendente de Política Penitenciária, Fabiana Siqueira; a diretora Adjunta, em substituição da Diretora do Sistema Penitenciário Feminino Ana Maria do Couto, Jaquelina Ferreira; a Pedagoga da Penitenciária Feminina, Fabiana Nascimento;  a responsável pela Segurança de Disciplina Penitenciária, Marcia Rosato além do  Produtor Cultural do Projeto Telharte, Avinner Albino; os assistentes  Jonhhy Hebert Brandão e Alda Teresa Attílio R. De Castro; a instrutora, Edilaine Domingas – Instrutora do Projeto Telharte e a palestrante do projeto, Aline Alves Coelho. 

No próximo dia 4 de março, será realizada a abertura da execução do projeto com presença de autoridades, representantes da SECEL, SESP/SAAP/SPP/DSP e INCA. Na ocasião, terá uma apresentação de dois casais do grupo Flor Ribeirinha, seguida de uma palestra sobre empoderamento feminino e empreendedorismo.
 

Acessar WhatsApp Web