Para atuação nos cursos de Gestão Cultural, Captação de Recursos, Economia Criativa, Trabalho em Rede e Articulação Cultural e de Acessibilidade Cultural – Acessibilidade em Eventos e Projetos
Por Beatriz Saturnino – Da Assessoria de Imprensa
O Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação está com edital aberto para a contratação de instrutores(as) que irão atuar no “Pontão de Cultura”, ministrando cursos de formação cultural na modalidade on-line. São cinco vagas, com remuneração de R$ 3 mil e carga horária total de 20 horas, cada. As inscrições do processo seletivo seguem até o dia 26 de fevereiro e o início do trabalho está previsto para a segunda semana de março até o mês de maio.
O Edital integra a nova fase de atuação da instituição, sem fins lucrativos, como Pontão de Cultura – Instituto INCA, e tem como objetivo fortalecer a qualificação técnica de agentes culturais, ampliando o acesso a conhecimentos estratégicos para a gestão, sustentabilidade e articulação cultural de 20 associações, grupos ou coletivos, entre os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e Poconé.
A iniciativa visa mapear as organizações culturais nas localidades contempladas, que também estão com a oportunidade de se inscrever no Pontão pelo formulário online, no link https://forms.gle/FD9xHhx8QsAkx7Ac9, e participar dos cursos gratuitos.
A ideia do projeto é dar visibilidade e fortalecer o protagonismo local, fazendo circular os saberes do Vale do Rio Cuiabá, com encontros de intercâmbio, um festival cultural itinerante, fórum de debates sobre políticas culturais e uma biblioteca digital colaborativa, durante oito meses. Todas as atividades são gratuitas, com o objetivo de criar um calendário cultural.
SOBRE AS VAGAS
Trata-se de um processo seletivo simplificado em regime de Pessoa Jurídica (CNPJ) para ministrar cursos de Gestão Cultural, Captação de Recursos, Economia Criativa, Trabalho em Rede e Articulação Cultural, e de Acessibilidade Cultural – Acessibilidade em Eventos e Projetos.
Podem se inscrever profissionais com nível escolar Superior Completo, em qualquer área; experiência comprovada para ocupar o curso pretendido; disponibilidade para aulas no período noturno; vivência ou afinidade com formação on-line e educação de adultos; CNPJ ativo ou disponibilidade para formalização como Pessoa Jurídica.
A carga horária é de 20 horas, sendo 14 delas on-line, permitindo interação, troca de experiências, semelhante a uma aula presencial, e 6 horas destinadas à elaboração de apostila didática.
Cada curso inclui atividades práticas, como elaboração de planos de gestão, projetos para editais, modelos de negócio criativos, estratégias de articulação em rede e propostas de adequação acessível para eventos culturais.
As inscrições estão abertas no período de 12 a 26 de fevereiro e devem ser feitas em com os seguintes documentos: Currículo atualizado; Plano de ensino ou plano de trabalho do curso pretendido; Nome completo e telefone/WhatsApp para contato no e-mail incaprojetos@gmail.com, constando, obrigatoriamente, FORMAÇÃO PONTÃO DE CULTURA, no campo assunto.
SELEÇÃO
A escolha dos instrutores(as) será feita por análise documental, considerando formação acadêmica, experiência profissional, qualidade do plano de ensino e adequação do perfil à proposta formativa do Pontão de Cultura. A avaliação será conduzida por Cybele Bussiki, diretora-presidente do Instituto INCA, e Poliana Queiroz, coordenadora do Pontão de Cultura. O Instituto poderá solicitar entrevistas ou documentação complementar, se necessário.
Mais informações podem ser consultadas diretamente no edital pelos canais oficiais do Instituto INCA, no site www.institutoinca.com.br, ou Instagram @institutoincamt.
