O objetivo é a geração de renda e empreendedorismo, promovendo a capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social
Por Beatriz Saturnino-Da Assessoria de Imprensa
O município de Conquista D’Oeste (a aproximadamente 536 Km de Cuiabá) recebe pela primeira vez o projeto social Aprenda e Empreenda-Empoderamento Feminino e Autonomia Econômica da Mulher com o curso de Costura Criativa. As aulas serão entre os dias 14 de julho a 01 de agosto, das 19h às 22h. São três semanas de capacitação, com vagas limitadas em 30 inscrições.
O projeto social “Aprenda e Empreenda: Empoderamento Feminino e Autonomia Econômica da Mulher” é uma realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, conveniado pelo Ministério das Mulheres, com emenda parlamentar do ex-deputado federal Dr. Leonardo, com duração de 12 meses.
O objetivo do projeto é promover a capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social para a geração de renda na área do empreendedorismo de produtos e serviços, no intuito de ampliar as oportunidades no mercado de trabalho. Ao todo são 31 cursos ofertados, sendo 15 em Cuiabá e 16 no interior: em Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda, Araputanga e Conquista D’Oeste.
São cursos de Personal Organizer para Trabalhos Domésticos, Decoração de Festa Infantil, Designer de Unhas, Pequenos Reparos Residenciais, Costura Criativa e de Auxiliar de Cozinha.
A duração dos cursos de Personal Organizer para Trabalhos Domésticos e Costura Criativa serão de duas semanas, e de Pequenos Reparos Residenciais, Designer de Unhas, Decoração de Festa Infantil e Auxiliar de Cozinha totalizam três semanas, incluindo as capacitações em Empreendedorismo e Redes Sociais.
PLANO DE AULA
O plano de aula de Costura Criativa foi estruturado para introduzir técnicas básicas de costura e fuxico, estimular a criatividade, promover a socialização e desenvolver habilidades manuais.
As atividades iniciam com acolhida apresentação da instrutora e participantes, seguida da explicação sobre a arte do fuxico, seus materiais e primeiros pontos de costura. Em seguida, as alunas produzem seus primeiros fuxicos.
Nos dias seguintes, o foco é o aperfeiçoamento da técnica, confeccionando fuxicos de diferentes tamanhos, explorando cores, tecidos e uso de enchimento. Posteriormente, as participantes iniciam projetos práticos, como almofadas, tapetes e enfeites, aplicando o aprendizado em peças decorativas.
O desenvolvimento segue com a continuidade dos projetos pessoais, troca de experiências e assistência individualizada. Na etapa final, ocorre a conclusão das peças, ajustes finais e a preparação de uma exposição coletiva, onde cada participante apresenta seu trabalho. O encerramento conta com entrega de certificados, reflexões e confraternização.
Ao longo da semana, destaca-se a importância do ambiente colaborativo, do incentivo à criatividade e da valorização das conquistas individuais e coletivas.
PARA SE INSCREVER
As inscrições estão disponíveis no site www.institutoinca.com.br, no Instagram @institutoincamt ou pelo link https://linktr.ee/institutoincamt. Mais informações pelo contato (65) 98472-7156.
 
                