COMBATE ÀS DROGAS-Diretores recebem certificado do projeto Gênesis nas Escolas

O Instituto INCA e o IGREC realizaram a 3ª edição do projeto a alunos da rede pública, entre 12 e 17 anos de idade, e adultos de penitenciária de Cáceres


Por Beatriz Saturnino – Da Assessoria de Imprensa

As ações do projeto Gênesis nas Escolas, em Cáceres e Cuiabá, impactaram mais de 8 mil pessoas entre a comunidade escolar, familiares e amigos em torno dos espectadores, com informações a respeito do crime e das drogas, provocando um despertar à consciência de alunos e profissionais da Educação, para um novo direcionamento de vida. E contou com entrega de certificados aos diretores e escolas participantes dos dois municípios.

Em Cáceres, pela primeira vez as palestras foram levadas para o presídio, atendendo reeducandos maiores de idade e os alunos menores de idade do sistema socioeducativo, que estão estudando nas salas anexas da Escola Estadual Professor Milton Marques Curvo. 

O Instituto INCA, em rede com o IGREC realizou a 3ª edição da temática, em Mato Grosso, por meio de Palestras Shows, utilizando a linguagem do Hip Hop, para os alunos das séries finais e do Ensino Médio, entre 12 e 17 anos de idade, com o rapper Jorjão Oliveira e participação de Marjorie Petrenko, para conscientizar os alunos do ensino fundamental sobre o impacto dos entorpecentes.

Enquanto em Cáceres, que faz fronteira com a Bolívia, apontada como rota do tráfico de drogas, foi relatado que na maioria das escolas alguns alunos tinham problemas com cigarros eletrônicos, maconha e tabagismo, no município de Cuiabá, alguns bairros como Jardim Leblon, Pedra 90, entre outros, são carentes, violentos e o consumo de maconha, cocaína, crack, bebidas alcoólicas e o tabaco, são altíssimos. Uma parcela desses alunos está envolvida com o crime e com as drogas e alguns fazem parte de facção criminosa, tanto na periferia quanto nas áreas centrais.

A história do rapper mato-grossense passa entre o sonho, de uma criança nota 10 na escola, para sua adolescência turbulenta; o crime, ilusões, prisão, tráfico e abuso de drogas. 

Diógenes Luiz de Oliveira, conhecido por Jorjão Oliveira, atua como agente cultural, utilizando os elementos da cultura Hip Hop, com um visual despojado e carisma, realizando palestras que despertam a atenção dos alunos do começo ao fim. E já trouxe resultados positivos, entre relatos de mudança de vida e comportamento de alunos que assistiram suas apresentações, também levando a mensagem para amigos e familiares.

A estratégia deste projeto, em rede com o Instituto Gênesis Rap nas Escolas (IGREC), patrocinado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com emenda parlamentar do ex-deputado federal Dr. Leonardo, é a “Prevenção ao Uso de Drogas”, com intervenções desenvolvidas no combate a utilização de substância que criam dependência e problemas relacionados a esse fato. O consumo de droga acomete, principalmente, jovens em idade escolar.

Acessar WhatsApp Web