O 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (CINEMATO), por meio de patrocínio do SEBRAE, vai oferecer oficinas de audiovisual gratuitas, de 23 a 27 de outubro. Cada oficina poderá ter no máximo 20 participantes por oficina. As inscrições já estão abertas aqui.
https://bit.ly/m/festivalcinemato
O objetivo é repassar alguns conhecimentos básicos do cinema como roteiro, direção e preparação de atores.
A coordenadora das oficinas, Thamara Luiza, explica que:
“Um dos objetivos foi escolher oficinas de temas diversos e prezando a qualidade da formação dos profissionais do audiovisual”.
Cineasta e idealizador do festival, Luiz Borges, lembra que um festival não é somente a premiação. “Influencia gerações, revela talentos e, quanto às oficinas, oferecem uma prática audiovisual, àqueles que se interessam pela área, incentivando e não deixando morrer a produção cinematográfica brasileira.”
O festival irá transformar Cuiabá na capital do Cinema de 22 a 28 de outubro, e receberá a atriz Dira Paes como homenageada.
O 21º CINEMATO é patrocinado pelo Governo de Mato Grosso e o Canal Brasil em parceria com a PROCEV (Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência), IGHD, UFMT, e Primeiro Plano Cinema e Vídeo. Apoio Institucional da Assembleia Legislativa, SEBRAE/MT, Prefeitura de Cuiabá/Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Cultura, Cineclube Coxiponés e RECMT. Com apoio Da TV Centro América, do ICV, Intercity Hotéis e realização do Instituto Inca - Inclusão, Cidadania e Ação.
SAIBA MAIS SOBRE AS OFICINAS
A Pesquisa de Documentário, com Dácia Ibiapina:
A pesquisa de Documentário com a cineasta Dácia Ibiapina, professora e pesquisadora aposentada da Universidade de Brasília, com atuação nas áreas de cinema e audiovisual, apresentando as fontes de pesquisa para o desenvolvimento do roteiro, bem como as possibilidades de uso da linguagem audiovisual e dos diferentes modos de produção do documentário.
Audiovisual como Ferramenta de produção de conhecimento e Educação, com José Walter Nunes:
A oficina audiovisual e educação, com o Prof. José Walter Nunes/UnB, tem por foco o debate sobre o papel do filme documentário no processo de produção, transmissão e apropriação de conhecimento e de sua contribuição crítica aos modos de ver e fazer este gênero cinematográfico. Nesse sentido, serão enfatizados os procedimentos de pesquisa que podem ser utilizados para se chegar ao filme em si, destacando suas relações e possibilidades de alargar, aprofundar ou até de limitar a interpretação, bem como a de ampliar ou não a potencialidade da linguagem audiovisual.
Assistente de Direção, com Bia Lobo:
A oficina de Assistência de Direção visa a formação de profissionais capacitados para exercício dos cargos de 1º, 2º e 3º assistente de direção. Prevendo conter escopo teórico e exercícios práticos, propomos uma imersão do oficineiro em uma das funções mais importantes para a bom planejamento e condução de sets de filmagem. Pré requisito: levar seu próprio computador.
Roteiro, com Hilton Lacerda:
Oficina de Roteiro com o renomado roteirista do cinema brasileiro, Hilton Lacerda dentre outros filmes escreveu Amarelo Manga, Baixio das Bestas, Piedade. Esta oficina tem por objetivo o desenvolvimento de novas histórias para o desenvolvimento de projetos audivisuais.
Preparação de atores indígenas e não indigenas para o audiovisual, com Fernanda Marimon e Divino Tserewahú:
Esta oficina objetiva preparar e promover a inclusão de atores indígenas para os filmes.
Siga o 21º CINEMATO
https://www.instagram.com/festivalcinemato/